sexta-feira, 25 de junho de 2010

Obelisco de Nossa Senhora

É impressionante relatar que poucas pessoas sabiam que aqui ocorreu um marco da nossa história e devoção religiosa, a visita da imagem daquela que apareceu a três humildes pastorinhos em 13 de Maio de 1917, à Lúcia, Francisco e Jacinto, na região de Fátima em Portugal, prevista para chegar a Camocim em 1454.

E logo que chegou o tão esperado dia, Camocim acordou em festa, com o barulho da banda municipal e fogos de artifícios, o povo ornamentaram as suas casas com bandeirolas e flores, sempre com um ar festivo.

As 07h20min da manhã, o avião que trazia a Imagem aterrissou no campo de pouso, acompanhado de uma verdadeira comitiva. Transladada em um carro para a Igreja Matriz, a população euforicamente acompanhava a “cada passo” o movimento do carro, sempre entoando hinos religiosos.

Com a sua chegada, na igreja de Bom Jesus, aconteceu o mais emocionante espetáculo jamais verificado nesta cidade, uma grande massa de gente, estava esperando a Santa em frente ao seu singelo monumento, onde se inaugurou esta obra (foto ao lado) para lembrar de sua passagem em Camocim no dia 6 de Novembro de 1954.

O prefeito da época depositou aos pés da Virgem Maria um cartão de ouro, oferta da cidade e um belo soneto do Sr. José Arimateia Filho, ato seguido com calorosos aplausos da multidão. E logo após foi montada uma missa campal, e depois da celebração eucarística o povo rezava e cantava.

Pena que a Santa ficou aqui apenas duas horas e meia, e com a sua partida o povo não conteu as lágrimas de seus rostos. Por 55 anos o monumento erguido em honra de sua passagem aqui em Camocim, caiu no esquecimento da população, sendo alvo de vândalos que pixaram e arrancaram a sua placa histórica.

Talvez Camocim esqueceu do seu primeiro monumento porque naquela época, nossa cidade era muito pouca desenvolvida e não teve meios para custear uma obra tão grande como o Arco do Triunfo em Sobral, também por lembrança de sua passagem por lá, e fizeram um simples obelisco.

Mas graças ao pároco de Camocim o Padre Francisco Evaldo Carvalho Carneiro, o monumento foi restaurado e colocaram outra placa comemorativa dos 55 anos de sua vinda em nossa cidade. Data da nova inauguração, que em 2009 o povo camocinense percorreu as ruas, em uma grande procissão para lembrar a Primeira Caminhada de muitos anos atrás da ilustre visita da Excelsa visitante Nossa Senhora de Fátima.

“Motivo de imensa alegria excelsa Virgem Nossa Senhora de Fátima que partindo de seu célebre santuário local de suas aparições dignou-se a percorrer quase todas as dioceses do mundo, para Fervor da Fé e revigorar a vida espiritual de seus filhos.” Trecho de carta escrita pelo o Padre Inácio Nogueira, vigário de Camocim, ao bispo de Sobral, D. José Tupinanbá da Frota. (Foto ao lado)


Texto de Redner Johan - 2º. "A"
Postado por Marcus Brenno - 2º. "B"

7 comentários:

POKEMON TECNOLOGIA disse...

é muito legal conhecer as historias de camocim.
adorei o blog, estao de parabes.

taline disse...

otimo texto, parabéns.
adorei.

Blog de Edvania Cardoso disse...

Belíssima a pesquisa que você fez, parabéns...

Profª Cláudia Lireda disse...

Ótima pesquisa ...parabéns!

Anônimo disse...

e é interessante divulgar para quem, principalmente, não é de Camocim, como eu que desconhecia essa parte da história.

sabrina disse...

Otimo texto ....A historia da nossa linda e prefeita camocim e a mais belas historias que escuteiii...linda...adoreiii

Unknown disse...

Que ótimo texto!