segunda-feira, 28 de junho de 2010

VOLTANDO AO PASSADO.. PARTE IV

ÚLTIMO TREM
Avelar Santos

O dia irrompera cinzento, tristonho, como a prenunciar algo de ruim que estava prestes a acontecer. De fato, este era o dia previamente determinado pelas autoridades ferroviárias de plantão para que o último trem deixasse - em definitivo - as amplas e imponentes instalações da gare de Camocim.
A partir daquele momento não haveria mais retorno. O Ramal Ferroviário da Estrada de Ferro de Sobral - Construído a mando do grande Imperador D. Pedro II - que era a própria História viva da nossa cidade, e uma das maiores glórias, acabara de receber dolorosa e cruelmente a última pá de areia: fora enterrado vivo, em virtude de um equivocado Decreto Presidencial - feito a pedido do Sr. Mário Andreazza, Ministro dos Transportes da época, que, diga-se de passagem, nada entendia de Trem - catado incontinente pela alta cúpula da Rede de Viação Cearense - RVC - que, tal como Pilatos covardemente lavou as mãos neste lamentável acontecimento.
O Ramal, segundo levantamento efetuados pela RVC, não dava lucros. Era, segundo este mesmo Relatório, inoperante. Portanto, não havia motivos para que continuasse.
E desse modo, com o Povo chorando nas ruas circunvizinhas e dentro da Velha Estação, partiu no dia de março de 1977, o último comboio com destino à Capital.

Postado por: John Makanaki, 2 Ano "B"

2 comentários:

Anônimo disse...

Avelar fonte sabedoria!

Anônimo disse...

Concerteza Avelar o Mestre .