segunda-feira, 28 de junho de 2010

Construtores do dia-a-dia

Afinal, quem faz o crescimento de uma cidade? É verdade que Camocim já revelou grandes escritores, poetas, pintores, enfim, já revelou “Grandes”. Mas será que foram somente eles que fizeram-na crescer?
Nossa cidade não foi feita somente pelas personalidades, pelos famosos, foi feita também por anônimos, que nas suas pequenas atividades fazem a diferença; que com suas redes puxaram o progresso e com seu braço forte abriram caminho para o desenvolvimento. Pessoas assim como o Sr. José Lourenço da rocha, um desconhecido para vocês, mas que com seu trabalho e sua força pode ter o orgulho de dizer que é responsável pelo crescimento de nossa cidade. Agricultor, e depois pescador, chegou aqui ainda criança, com sua família, fugindo da seca do sertão; abriu caminhos onde antes só havia matas, construiu casa onde antes só moravam bichos.
Viu a cidade que o adotou, que antes parecia tão distante, se aproximar: é, ela crescendo, e com ela vieram a luz elétrica, as ruas calçamentadas, as melhorias; mas viu também o trem, em que tantas vezes andou, ir embora e não mais voltar; viu a pesca que tantas vezes promoveu a fartura em sua casa, decrescer, até quase desaparecer. Uma vida, uma historia que pode ser revelada, descoberta olhando para os olhos cheios de lágrimas, mas brilhantes, de quem presenciou o auge e o declínio de uma cidade. De quem soube lutar por seus sonhos e guardar suas lembranças.

Francisco Marcos Gomes - 2º. "B"

3 comentários:

Tatiana disse...

Gostei muito desse texto!

Anônimo disse...

E eu também ;)

Anônimo disse...

O Marcos concerteza se garante totalmente quanto é pra escrever . Belo texto sobre a nossa cidade .