sexta-feira, 18 de junho de 2010

Voltando ao Passado... Parte I

As primeiras referências a região que hoje constitui o município de Camocim são encontradas na Carta Foral de 11 de Março de 1935, na qual figuraram terras doadas por D. João III ao historiador João Cardoso de Barros, associado a Aires da Cunha e Fernando Alvarez, num total de 75 léguas de costa, medidas da Ponta dos Mangues Verdes (Maranhão), até o Rio da Cruz, denominada Terra de Jericoacoara, Camocim.

Os donatários referidos, entretanto, não procuraram colonizar suas terras, que por largo período ficaram abandonadas. Na era colonial, Camocim foi visitado varias vezes por corsários estrangeiros que mantinham comercio com os índios, sem que tentassem efetivamente o povoamento da região.

O primeiro contato com a região, estabeleceu-o Pedro Coelho de Sousa, nobre açoriano, morador na Paraíba, que no intuito de recuperar ao menos em parte a perda de cabedais que com o seu cunhado Frutuoso Barbosa sofrera na Paraíba, resolveu aventurar-se à conquista da Serra da Ibiapaba, para o que pediu e obteve licença do Governador-General Diogo Botelho. Com o titulo de capitão-mor da empresa, Pedro Coelho de Sousa mandou três barcos com mantimentos, pólvora e munições para o rio Jaguaribe, partindo ele, por terra, com 65 soldados, entre os quais Manuel de Miranda, Martins Soares Moreno, Simão Nunes, João Cid, João Vaz Taperica e dois línguas cangatan e tui-mirim, o ultimo de nacionalidade francesa, e mais ainda 200 índios frecheiros.

Acompanhe o Histórico de nossa Cidade aqui no Camocim, Lembranças & Sonhos.

Postado por Marcus Brenno - 2º.B

Um comentário:

ayrton senna disse...

Nossa cidade na verdade é cheia de frutos bons e marcantes que fazem da nossa terra uma conquista historica bastante sucinta.