quarta-feira, 30 de junho de 2010

SPORT CLUB - PARTE III

O primeiro automóvel que passou a fazer o serviço de táxi em Camocim era de propriedade do Sr. Mário Monteiro.

Tratava-se de um carro grande, de luxo, tipo conversível, americano, de marca “Wyllis Knight”.

Mal se apagavam as cinzas do incêndio que devorou o nosso luxuoso Sport Club e a sociedade de Camocim se reunia novamente e fundava, no dia 11 de março de 1934, o Camocim Club, aclamando nessa ocasião a sua primeira diretoria que ficou assim constituída:

Presidente: José Carneiro Veras Coelho

Vice-Presidente: Júlio Morel

Secretário: Eloy de Carvalho Lima

Tesoureiro: Fernando Cela

A sede do novo Clube passou a ocupar os amplos salões do pavimento superior de um prédio que ficava entre a Rua da Estação e a Beira-Mar.

Camocim precisava de luz elétrica.

A comunidade se reuniu e fundou a Cia. Força e Luz de Camocim.

Mandou buscar na Alemanha um motor que funcionava a gás pobre (gasogênio).

O administrador da Usina era o nosso querido Dr. Raimundo Cela, posteriormente famoso pintor.

A luz acendia às 18 horas e se apagava à meia-noite.

Dez minutos antes de apagar a usina dava um sinal, a fim de que as pessoas se preparassem para a escuridão que viria em seguida.

Era essa a hora em que as festinhas familiares terminavam impreterivelmente.

Um comentário:

ygor disse...

Meus pais falam muito disso, diziam que lá sempre estava cheio.