quinta-feira, 24 de junho de 2010

A NOSSA BELA CIDADE...

Terra de repouso e gente humilde, terra das praias, das ondas, dos barcos que enfeitam a orla marítima, terra do azul do céu, das casas antigas que fielmente contam sua história ao longo dos anos. Terra de mil encantops e mil prazeres que se resume em poucas e simples palavras: Camocim.
Parece até que a nossa cidade foi criada especialmente para nós, um verdadeiro paraíso feito por Deus, tendo o direito de sermos privilegiados com os lagos, mangues, ilhas e a sua rica arquitetura feita pelo criativo engenheiro Privat, onde se destaca a magnifica estação ferroviária, que o trem foi embora para não mais voltar.
A alvura de suas praias é cheia de encantos, não há espetáculo mais agradável do que admirar o que Camocim tem de mais famoso, a sua orla oceânica, de águas verdes que parece que por um descuido de um pintor a água azul do rio se junta com o verde vivo do mar, e forma um espetáculo para os olhos de quem vê.
A grandeza de seus coqueiros do verde das matas, os artefatos espalhados pela areia do mar, e o vento forte que dá a impressão que o deus Zéfiro sopra fielmente todos os dias ou a mansa deusa Aura, nos proporciona uma paz e um sentimento indescritível.
Aqui é e sempre foi morada de grandes filhos ilustres como o magnífico aviador Pinto Martins, de grandiosos escritores, por exemplo, Carlos Cardeal, RB Sotero e outros artistas. Ou ainda Raimundo Cavalcante e Valmir Rocha, eles que tem um grande orgulho de pronunciar que nasceram aqui.
Camocim foi palco de um grande porto, onde se ancoravam navios vindo de terras distantes, dos Estados Unidos e Inglaterra, também já foi cenário de grandes trens, de animados comícios no coreto, festas nas praças, de boates que desapareceram, do cinema, das associações e pequenas fábricas e armazéns que o tempo levou. Também de um inesquecível cassino, o Sport Clube que desapareceu consumido entre as chamas.
Camocim foi alvo de histórias lendárias, de políticos que fizeram fama, destacamos aqui o Emanoel Siqueira, de vidas que foram interrompidas pelo destino, de casa que foram reerguidas. De gente que brilhou e fez história, que construiu aos poucos esta cidade dando-lhe fama que hoje é esquecida.
E de muito nos emociona, que no hino de Camocim criado pelo Sr. Valmir Rocha, tem um trecho muito bonito que encerramos este texto: "Quem viu tuas praias de alvuras sem par, reze a Deus que te conseve formosa, sempre sempre Rainha do mar".

Redney 2º Ano "A"

10 comentários:

Tatiana disse...

UAU! esse texto tá MUITO bom! ;)

eu sou cincera odeio falsidades disse...

querido blog estou aqui novamente ate escrever para lhe dizer que vç estar sendo muito emportante no meu dia a dia

eu sou cincera odeio falsidades disse...

camocim de uma beleza natural a qual podemos presiciar suas maravilhas genial lembranças e sonhos em minha memoria eu adorei este blog by:magda

eu sou cincera odeio falsidades disse...

galerinha este blog estar sensacional nem sei como exprersar minha felicidade a qual eu sinto por este blog estou contente de coraçao

eu sou cincera odeio falsidades disse...

nossa os textos estao sensacinais este blog merece nota 100000000000000000000000000000000000000000
nem sei q nota e essa rsrsrsrs mais vç sao geniais

eu sou cincera odeio falsidades disse...

ei galera ñ se preocupe pois estarei sempre com vçs

eu sou cincera odeio falsidades disse...

ops!que k isso em galera vç são o maximo os texto,as historias estão bacana esta irado

eu sou cincera odeio falsidades disse...

galera conte comigo pro que der e vinher pois estarei junto e misturado mas nunca enrolado

eu sou cincera odeio falsidades disse...

ei galerinha estou muito feliz com este blog para falar a verdade meu tempo agora dedicado a este blog o qual eu dogou muito by:magda

Anônimo disse...

Belo texto, fala tudo e mais um pouco das belezas da nossa cidade!