segunda-feira, 28 de junho de 2010

ENTREVISTA COM O SR. FRANCISCO VALMIR ROCHA

O Senhor acha que a História e as Lembranças de Camocim estejam sumindo ao longo dos anos?

Não acho que a História e as boas lembranças de Camocim estejam sumindo. A História é eterna e as boas lembranças de hoje continuaram emergindo na história que se vai


Camocim já foi um grande pólo econômico cearense no auge da atividade pesqueira e também revelou grandes personalidades, como o aviador Pinto Martins e escritores conhecidos em todo o estado. Diante de tudo isso, o Senhor acha que a nossa cidade e os seus talentos não são reconhecidos?


O exposto acima envolve duas perguntas. A primeira é: Camocim já foi um importante pólo econômico. Por que não é mais hoje? É verdade, Camocim, quando teve a sua barra livre, desenvolveu-se por cauda do seu porto. Mas, com o assoreamento do canal, ficou necessitando de uma dragagem, que não veio. Aí foi o tempo em que se construiu o trecho da estrada de ferro Sobral – Fortaleza. Então acharam mais proveitoso investir no porto da Capital, o qual passou a servir a região toda. São os vaivens do progresso e aqui coube a Camocim, vamos dizer, os ossos do progresso.

A segunda a responder seria esta: “Camocim já teve grandes personalidades como Pinto Martins. Por que não os tem hoje? A história se faz com o passar do tempo. Hoje, nós estamos reconhecendo os filhos de Camocim que já passaram. Mais na frente, serão reconhecidos os que vivem hoje.


Como o Senhor acha que se possa resgatar um pouco de nossa história já perdida?


Acho que a lembranças dos cidadãos exemplares de Camocim deve ser perenizada titulando as nossas ruas, não as ruas do subúrbio como vemos hoje, mas as ruas do centro. Sugiro também que as feições austeras do Prof. Ivan Pereira de Carvalho sejam eternizadas em um busto a ser implantado no espaço interno do colégio que tem o seu nome. Confira a Entrevista Completa AQUI!



“O descrito acima está digitado de acordo com o documento repassado pelo o próprio entrevistado.”

Entrevista realizada pelo o Aluno do Colégio Estadual Professor Ivan, Redner Johan, 2º. “A” & postada por Marcus Brenno, 2º. “B”.


6 comentários:

John Makanaki disse...

Ótima entrevista, seu Valmir é de uma riqueza intelectual gigantesca!

Tatiana disse...

Eu dava fácil fácil o título de "Cidadão Camocinense" pro Seu Valmir, muito modesto ele. ;)

Unknown disse...

otima entrevista com sr. valmir parabens

Anônimo disse...

Parabéns pela entrevista, adorei!

Klinsmann 3 ano ''A'' disse...

Muitoooo Bomm mesmoo..'

adoreiii'

Anônimo disse...

Esse homem tem um saber enorme ; e tem nome e historia em nossa cidade . Parabéns a esse mestre .