quarta-feira, 30 de junho de 2010

EM FALAR NO COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA... PARTE I

O Colégio Estadual Padre Anchieta teve como berço a sede da Associação Comercial de Camocim, que foi cedida pelo presidente desta entidade para nela funcionar o curso preparatório aos exames de admissão da 1ª turma de alunos que iriam cursar a 1ª série do Curso Ginasial.

A convite do Senhor Murilo Rocha Aguiar, prefeito de Camocim, veio para esta cidade a fim de iniciar as aulas preparatórias aos exames de admissão à 1ª série ginasial o Senhor José Maria Loiola Melo, que tiveram início no dia 09 de junho de 1955 na sede da Associação Comercial de Camocim, em caráter provisório.

No dia 09 de junho de 1955 foi fundado um estabelecimento primário de ensino com a denominação de Educandário Padre Anchieta, em homenagem ao primeiro mestre da Língua Portuguesa, no Brasil, Padre José de Anchieta, cujo aniversário de morte, se comemora nesta data.

Foi diretor do Educandário Padre Anchieta o Senhor José Maria Loiola Melo, que o dirigiu até o dia 08 de dezembro de 1955, data em que terminou o seu contrato com o prefeito Murilo Rocha Aguiar.

A partir do mês de março de 1962 o Ginásio Padre Anchieta passou a funcionar no novo prédio construído pelo I.N.E.P, em convênio com a Secretaria de Educação. O novo prédio foi construído em 1961 em terreno doado pelo Patrimônio da Paróquia de Camocim, no local onde hoje funciona a Escola de 1º Grau João da Silva Ramos. O atual Colégio Estadual Padre Anchieta funcionou nesse novo prédio, situado na Rua 24 de Maio até o mês de junho de 1969.

Nenhum comentário: