quinta-feira, 24 de junho de 2010

CAMOCIM PASSADO SEM VOLTA

Gravada no litoral oeste do estado, entre o rio e o sertão, esta é Camocim nossa cidade. É aqui que milhares de pessoas, fazem o dia-a-dia de uma cidade que cresce, produz. É por essas ruas que passa o nosso passado, a cada esquina encontramos nossa história estampado nos prédios, nas casas.
Estampada também no rosto, na memória de cada um que deslumbrou os áureos tempos modernos. Que deslumbrou na chegada e sua partida assim como outrora partiu o trem deixando para tras seu rastro de saudadede quem viu imponentes monumentos virarem ruinas, tradição virar esquecimento de que presenciou a modernidade chegar. Quem pediu! Não sei. Oque aconteceu com aquele povo que lutava, sonhava onde estão nossos filhos, que já voaram auto Brasil a fora com Pinto Martins; que já fizeram a riqueza de uma estrada com sua pesca. Não sei. Mas gostaria de saber.
Então viva nossa história tão presente no nosso passado, é tão fácil lembrar e tão preciso preservar. Nossas festas, nossas danças, nossas culturas não podem desaparecer,pois nelas existem um, pouco de cada um de nós, de nossos pais e nossos avós; a história de Camocim é a nossa história, é a história de quem contribui para nossa cidade ser o que é.
História que tenta sobrevivente, memória que ser lembrada. Ah! Bons tempos aqueles tempos de glória de desemvolvimento, mas que não voltam mais.

Francisco Marcos 2º ano "B"

Um comentário:

As amdpv disse...

Em lindas e pucas palavras expressou seu lindo carinhos por camocim